Departamento do Jovens Indígenas do Alto Rio Solimões lançou convite para realização da 1 ° Conferência Regional dos Jovens Indígenas - ARS/AM
O Departamento do jovens Indígenas do Alto Rio Solimões, é um departamento vinculado na Federação das Organizações e dos Caciques das Comunidades Indígenas Ticuna - FOCCIT vem anunciando em público o convite para realização da 1° Conferência Regional dos Jovens Indígenas do Alto Río Solimões/AM, que será realizado no dia 14 à 16 de Julho de 2023 na Aldeia Indígena Vila Betânia - Macürane, do município de Santo Antônio de Iça - SAI.
Todos estão convidados para participar da assembléia, principalmente os convocados todos os Jovens Indígenas de mais de 300 comunidade da Região tais como Ticuna, Kokama, Kambeba, Kaixana e Witoto, e podem participar as lideranças como representante da Organizações (como CGTT, OGPTB, CGEAM, Instituto NGUTAPA, Museu Magüta, ACISPO e outras Associações), Caciques, Vereadores, Professores e mulheres. Para que possamos fazermos o consenso para elaboração de projetos e documentos que a ser encaminhados às Instituições como; FUNAI, SESAI, UEA, UFAM, IFAM, que assim para próximos encontros terá apoio das instituições.
Jovens Ticuna de Aldeia Indígena Vila Betânia Mecürane - SAI
As temas discutidas no encontro será de acordo com o cronograma, estão com seguintes pautas:
Educação para a vida: aprender é um caminho de descoberta - a importância de um processo educativo dos jovens Indígenas que contemple suas múltiplas dimensões. Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.
O Preconceito: A Lei Federal nº 7.716/89 e A Estatuto do Índio do Lei nº 6.001/1973 - É preciso atuar para garantir à pessoa que se identifica como sendo indígena a sua dignidade, o direito de ser quem é, de professar os seus credos, de manter a sua tradição, a sua cultura, de respeitar as manifestações linguísticas. com isso o Lei 6.001 com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional.
Drogas e Violências na Sociedade no mundo dos Jovens Indígenas - Os gritos de dor e as lutas dos jovens Indígenas denunciam as variadas formas de violência e constituem-se em apelo em defesa da vida pela garantia de direitos e a sendo o fator que causa problemas é a distribuição das drogas de uso ilícito envolve jovens Indígenas.
Segue abaixo a cronograma do encontro:
Lembrando a Chegada das delegações da cada COMUNIDADE que vieram dos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Tonantins, Jutaí e Santo Antônio de Iça (Sede) ocorre com antecedência no dia 13/07 e o Credenciamento ocorrerá no dia 14/07, começando com apresentações culturais, debates sobre as pautas relacionadas, seguindo com o coff break, almoço e janta, isso ocorre dentre os três Encontros do mesmo dias da conferência e no encerramento teremos a Marcha pelas ruas da Comunidade Vila Betânia Mecürane com Gritos de Força Jovem e posteriormente a Leitura de Ata da escolha de representantes de Departamentos dos Jovens Indígenas, isso ocorre no dia 16 no encerramento do encontro.
Jovens Ticuna participante da Assembléia Geral realizado pelo FOCCIT e CGTT, 2022
No momento o departamento é representado pelo Prof. Beto Fernandes, desde a criação do departamento na Assembléia Geral do FOCCIT e CGTT realizado em dezembro de 2022 as pautas já foram aprovados nesse encontro realizado em Aldeia Indígena Vila Betânia - Mecürane jutamente com as participações do Conselho Geral do Tribo Ticuna - CGTT, Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues - OGPTB, Museu Magüta, Instituto NGUTAPA, Associação dos Caciques Indígenas de São Paulo de Olivença - ACISPO e outras Associações parceiros que abraçam esta causas, e neste próximo encontro contarás com mesmo agentes e teremos a presenças de autoridades que abraçando a mesma causa.
Hoje será pela primeira vez ocorre a Maior mobilização dos jovens Indígenas do Região do Alto Solimões/AM com fins de fortalecimentos, valorizações e participações de jovens indígenas no movimento indígena do Alto Solimões/AM. Com engajamento dos jovens Ticuna dos cinco Municípios do Alto Solimões; Benjamin Constant-AM, Tabatinga-AM, São Paulo de Olivença-AM, Amaturá-AM e Santo do Içá-AM, que empenharam na luta, que possam torna-se realidade nas criação de política social juvenil indígenas.
Venham! e participem! juntos podemos construímos a política social com participação de jovens Indígenas para futuros lideranças!
RÜ NGIÃ WÜIGU TANAPORAÊÊGÜ I NGETÜÜGÜCÜ E PACÜGÜARÜ INÜGÜ!
0 Comentários