Oficina Preparatória para Monitores Territoriais em Umariaçu
![]() |
Foto: Magüta Native |
Hoje, 29 de novembro de 2024, foi realizada com sucesso a primeira oficina preparatória do Projeto "Cuidando da Nossa Floresta para Manter Viva e Forte a Nossa Cultura", com foco na capacitação de monitores territoriais na Terra Indígena Umariaçu.
Publicidade
Com a participação de mais de 30 pessoas, a atividade abordou noções básicas sobre monitoramento territorial, como o uso de drones, GPS, rádio comunicador e cartografia social. Durante a oficina, também foi apresentada a situação atual da TI Umariaçu, destacando desafios e a importância de proteger o território e seus recursos naturais.
![]() |
Foto: Magüta Native |
Os participantes enfatizaram que essa formação é inovadora e representa um marco significativo para a comunidade, já que conceitos técnicos como esses nunca haviam sido compartilhados anteriormente. A oficina foi ministrada pelo Matheus (UEA/NESAN), sob a orientação do Dr. Reginaldo (UEA/MiniLababoratorio da cartografia Social da Amazônia).
Publicidade
De acordo com Itamar Neco, Coordenador do projeto, "essa formação é um passo essencial para a construção de equipes capacitadas que cuidarão do território de Umariaçu, promovendo boas práticas de gestão e a proteção da riqueza cultural e ambiental da região."
![]() |
Foto: Magüta Nagive |
A continuidade do projeto inclui uma nova atividade prática de mapeamento e monitoramento territorial, com o uso de drones, GPS, rádio comunicação e prática de campo, marcada para o dia 7 de dezembro de 2024. Além disso, as formações oficiais terão início em janeiro de 2025, com os cursos de Vigilância e Monitoramento Etnoambiental e de Etnoecologia e Gestão de Recursos Naturais.
Publicidade
Essas formações têm como objetivo consolidar uma rede composta por monitores, mulheres, jovens e lideranças, garantindo a preservação e sustentabilidade da Terra Indígena Umariaçu.
Impacto da Oficina
Essa oficina é apenas o início de um esforço coletivo para fortalecer a autonomia e o protagonismo da comunidade na gestão de seu território. Ela também visa fomentar a valorização da cultura local e a conservação dos recursos naturais, reforçando a importância da união e da capacitação técnica para enfrentar os desafios da região.
0 Comentários