![]() |
Foto: Itamar Neco |
Entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2023, a aldeia de Belém do Solimões, no município de Tabatinga (AM), recebeu o 3º Ajurí de Ecologia Indígena, organizado pela Associação de Desenvolvimento Artístico e Cultural da Aldeia Indígena de Belém do Solimões (ADACAIBS) e a Associação de Mulheres Indígenas MAPANA. O evento contou com a participação de mais de 200 indígenas, representando mais de 24 comunidades das Terras Indígenas Éware I e Éware II.
Entre os participantes estavam caciques, lideranças, mulheres e jovens de diversas comunidades, como N. Jutaí, Nova Jordânia, Piranha, Vila N. Esperança (Igarapé de Belém), Água Limpa (Igarapé do Tacana), Vera Cruz, Bibiano do Assacaia, Vendaval, Enepü, Boa Vista, N. Galileia, Nupüne, S. Domingos II, Bananal, Palmares, S. Fernandes, Tupi II (etnia Kambeba), Vista Alegre (etnia Kanamari), Novo Brasão do Tauarú, Jutimã (etnia Kokama), Belém do Solimões, Cidade Nova, Umariaçú I, Novo Maranhão e Pena Preta.
![]() |
Foto: Itamar Neco |
O encontro teve como objetivo principal a formação e capacitação de jovens e lideranças indígenas para atuarem como agentes ambientais em suas comunidades, fortalecendo a proteção dos territórios e lagos das Terras Indígenas Éware I e II, em prol da preservação ambiental local.
![]() |
Foto: Itamar Neco |
Documento Final e principais encaminhamentos
No encerramento do 3º Ajurí, foi apresentado o Documento Final, que destaca as necessidades urgentes e os encaminhamentos para as comunidades e instituições parceiras, entre eles:
Centro Cultural de Formação do Éware: Já foi enviado projeto ao programa Floresta+ Amazônia e será encaminhado a outras instituições com o objetivo de viabilizar rapidamente a implementação do centro, que representa o desejo coletivo de todas as comunidades.
Universidade Indígena Presencial: Será enviado novo pedido oficial ao Ministério dos Povos Indígenas (Sônia Guajajara), universidades e outras instituições, para que seja implantada uma universidade indígena presencial na aldeia, atendendo às demandas de mais de 70 aldeias das Terras Éware e outras regiões próximas.
Parceria com a Polícia Militar: Será convocada uma reunião extraordinária entre a Polícia Militar e os caciques e cacicas do Éware para construir uma parceria coletiva, que inclua a formação de policiais indígenas.
4ª Assembleia das Cacicas e Caciques do Éware: Prevista para os dias 5 a 7 de maio de 2023, a assembleia discutirá a urgente necessidade do manejo dos lagos das Terras Éware I e II, com a participação de instituições como IBAMA, IDAM, FUNAI, secretarias de meio ambiente dos municípios de São Paulo de Olivença e Tabatinga, entre outras.
Cursos para jovens: A ADACAIBS buscará novas parcerias com instituições como CETAM, IFAM, prefeituras e FUNAI para realizar cursos variados — informática, música, mídia, artesanato, línguas, corte e costura, ciências contábeis — com foco em jovens que enfrentam problemas relacionados ao alcoolismo e às drogas. Esses cursos serão vinculados ao Centro Cultural de Formação do Éware.
10º Festival de Música e Cultura Indígena do Éware: Programado para 26 a 30 de julho de 2023, o festival terá como tema a ecologia, dando continuidade ao processo do Ajurí de Ecologia Indígena.
![]() |
Foto: Itamar Neco |
A ADACAIBS e a MAPANA expressaram profundo agradecimento às voluntárias e voluntários da “Equipe das Panelas” pelo trabalho dedicado, bem como aos pescadores e famílias indígenas que contribuíram com alimentos. Também agradeceram às instituições parceiras que apoiam essas iniciativas em prol da cultura e do meio ambiente indígena.
O encontro aconteceu no dia 28 a 31 de janeiro de 2023 em aldeia de Belém do Solimões do município de Tabatinga-Am, buscando desta maneiras as formações e capacitações de indígenas para jovens e lideranças para ser agentes ambientais da cada comunidade em proteção de seus território e lagos em prol das suas preservação ambiental de duas TI, juntamente com as comunidades.
0 Comentários