Jovens Indígenas do Alto Rio Solimões Clamam por Socorro em Encontro Histórico para Combater Drogas e Alcoolismo!
Fonte: Magüta Native
![]() |
Foto: Magüta Native |
No dia 24 de julho, ocorreu um encontro na aldeia Umariaçu II com significativo voltado para a escuta das necessidades dos jovens em relação aos projetos sociais nos territórios indígenas da região do Alto Rio Solimões. O evento foi realizado pelo DSEI Alto Rio Solimões (ARS) em parceria com suas equipes profissionais, incluindo psicólogos.
![]() |
Foto: Magüta Native |
O encontro contou com a presença de diversas instituições, tais como a Defensoria Pública Estadual, a Defensoria Pública da União, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, o Ministério dos Povos Indígenas, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, a Segurança Pública do estado e municipal, a Fundação Oswaldo Cruz, a UNIVAJA, a Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas, entre outras.
![]() |
Foto: Magüta Native |
O objetivo principal foi ouvir os jovens do território de Umariaçu, com a intenção de implantar o projeto piloto nas comunidades de Umariaçu I e II e especial do Rede de Jovens Indigenas do Alto Rio Solimões - REJICARS da comunidade Magüta, posteriormente, expandir para outras comunidades indígenas do Alto Rio Solimões. Durante a programação, foram realizadas dinâmicas com os jovens presentes para identificar as problemáticas enfrentadas na comunidade de Umariaçu. Após as rodas de conversa, surgiram ideias para encaminhamento de projetos destinados a reduzir os riscos sociais associados ao uso ilícito de drogas e ao alcoolismo entre a juventude indígena.
![]() |
Foto: Magüta Native |
O encontro foi uma resposta emergencial para apresentar as demandas locais das comunidades, com atividades voltadas para as iniciativas dos jovens nas aldeias. Os jovens se dedicaram a fortalecer suas políticas locais, pedindo, com uma só voz, o apoio das autoridades de justiça para trabalhar em prol dessas questões.
Este evento faz parte da Estratégia Nacional dos Povos Indígenas na Política sobre Drogas que aconteceu na cidade de Tabatinga e é considerado um marco histórico a partir do pensamento indígena, destacando a importância da união e do diálogo para a construção de soluções efetivas para os desafios e protagonismo dos Jovens Indigenas e pelas comunidades da Região do Alto Solimões AM.
0 Comentários