ORGANIZAÇÕES DO POVO TICUNA - MAGÜTA
QUAIS SÃO?
Aqui nesta informação abaixo a seguir, trouxemos alguns primeiros e principais organização do povo que já tem histórico de funcionamento ao longo de primeira luta e resistência do povo.
CGTT
Conselho Geral do Tribo Ticuna
O Conselho Geral da Tribo Ticuna (CGTT), é uma uma entidade sem fins lucrativo criado em 1982 pelos lideranças do povo Ticuna como Pedro Inácio - Ngematücü, Paulo Mendes, entre outras pessoas que corresponde a maior população indígena do Brasil, hoje os Ticuna com mais de 60 mil pessoas, localizados em nove municípios da região do Alto Solimões, AM. No início do movimentos Indígenas Ticuna o CGTT tinha missão para ser cumprida de acordo com seu estatuto na qual buscando Demarcação de terras Ticuna, Direitos Indígenas, Educação Ticuna, Saúdes Ticuna no alto solimões e juntou muitas pessoas como mulheres e jovens para umas formações de lideranças na década de 80 e hoje muito meio século de lutas através deles conseguimos Demarcação de terras Ticuna, Direitos Indígenas, Educação Ticuna, Saúdes Ticuna aqui no alto solimões, o CGTT é reconhecido nacionalmente e Internacionalmente por um trabalho ótimo que desenvolvidos em prol de bens dos povo Magüta e também através do Conselho Geral da Tribo Ticuna (CGTT), direção do Museu Maguta é indicada criado em 1986.
O povo Ticuna criam o Conselho Geral da Tribo Ticuna (CGTT), eleito em década de 80 em assembléias quadrianuais entre todos os capitães de aldeia e com poderes semelhantes aos de um ministro das relações exteriores.

OGPTB
Organização Geral dos Professores Bilíngues Ticuna
A Organização Geral dos Professores Bilíngues Ticuna (OGPTB) é uma entidade sem fins lucrativo foi criada em dezembro de 1986 pelos lideranças e principalmente pelos professores Ticuna e legalmente constituída em 1994. A OGPTB atua em uma extensa área formada pelos municípios de Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins. Em 1998 havia 7.458 alunos, sendo apenas 841 da 5ª à 8ª série. Em 2005, o censo escolar apontava um total de 16.100 alunos, dos quais 4.580 cursavam as séries finais do ensino fundamental e médio. As escolas municipais são dirigidas por professores Ticuna, que também realizam atividades de supervisão e coordenação. O curso de graduação é destinado a 230 professores Ticuna, com 20 vagas para professores Cocama, Caixana e Cambeba. Quatro das dez etapas previstas no projeto já foram desenvolvidas. As aulas acontecem no Centro de Formação de Professores Ticunas durante as férias escolares.
No presente momento a OGPTB está buscando novos parceiros para dá continuidade na formação de professores Ticuna.
FOCCIT - AS
Federações das Organizações e dos Caciques da Comunidade Indígena Ticuna - Alto Solimões
A Federações das Organizações e dos Caciques das Comunidades Indígenas Ticuna - Alto Solimões - FOCCIT, é uma entidade sem fins lucrativo que foi criado em 1997 pelos alguns dos Ticuna para melhorar a situação que ajuda a refletir sobre a luta travada entre muitas lideranças Ticuna. A proposta de lideranças da FOCCIT em criar uma organização que tem como princípio a unificação política/jurídica de todas as organizações e associações indígenas no Alto Solimões. Hoje essa mesma Federações seguir os novos rito de funcionamento que ultimamente no 2022 reformulou o seu estatuto para melhorarias nos relacionamentos de vinculo de organização e comunidade, CGTT e FOCCIT são parceiros de lutas e reivindicações de direitos, educação, saúde e outras para dá as continuidade do trabalho conquistado pelos lideranças através do CGTT.
Vejam as variações de Associações e Organizações do Povo Ticuna
ACISPO - Associação dos Caciques Indígenas de São Paulo de Olivença
ACGTT - Associação Conselho Geral da Tribo Ticuna
ADACAIBS - Associação do Desenvolvimento Artístico e Cultura da Aldeia de Belém do Solimões
AEIF - Associação dos estudantes Indígenas de Feijoal
AIS‟T - Agente Indígena de Saúde Ticuna
AMATÜ - Associação das Mulheres Artesãs Ticuna de Bom Caminho
AMCIFÜ - Associação das Mulheres da Comunidade de Feijoal
AMIPC-MAMATÜ - Associação das Mulheres Indígenas de Porto Cordeirinho
AMIT - Associação das Mulheres Indígenas Ticuna
CGEM - Conselho Geral de Educação Ticuna no Município
MUSEU MAGÜTA - CDPAS - Centro de Documentação e Pesquisa do Alto Solimões
EWARE-ACIÜ - Associação dos Artesãos e Cultura Indígena de Umariaçu
MAPANA - Associação das mulheres Ticuna de Belém do Solimões
OGMITAS - Organização Geral das Mulheres Indígenas Ticuna do Alto Solimões
OMITTAS - Organização da Missão Indígena da Tribo Ticuna no Alto Solimões
OMSPT - Organização dos Monitores de Saúde do Povo Ticuna
OSPTAS - Organização de Saúde do Povo Ticuna do Alto Solimões
OTM - Organização Toü Maü
OTMM - Organização Toü Maü y Meü
0 Comentários