Indígenas do Alto Solimões se Mobilizam para Enfrentar Desafios e Buscar Apoio Judicial.
![]() |
Diálogos com o Juizes Federal em reunião sincrônica. |
Durante a 6ª Assembleia Geral de Cacicas, Caciques e Jovens Indígenas da TI EWARE I, II e Feijoal, que ocorreu no dia 25 à 28 de fevereiro, mais de 300 representantes das etnias Ticuna, Kanamari, Kokama e Kambeba se reuniram para discutir questões urgentes enfrentadas por suas comunidades.
ADACAIBS e MAPANA como instituições organizadoras, Departamento de Jovens Indígenas Comunicadores (de Betânia, Belém e Umariaçú), Associação dos Caciques Indígenas de S. Paulo de Olivença - ACISPO, Organização Kambeba do Alto Solimões - OKAS, Associação Indígena Omagua Kambeba de S. Paulo de Olivença – AIOK, Conselho Geral da Tribo Ticuna - CGTT, Projeto Agrovida, Etchire Magüta, Fundação Nacional dos Povos Indígenas - FUNAI (CR-AS), Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Universidade Internacional da Florida - FIU, Frades Menores Capuchinhos, Paróquia São Francisco de Assis - Diocese do Alto Solimões, Universidade de Campinas - UNICAMP, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas – IDAM, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, e com a participação da Agência e Revista CENARIUM.
Discutimos os principais temas foi o abandono dos povos indígenas no Alto Solimões, com destaque para a escassez de recursos naturais, o aumento do lixo e os problemas relacionados ao consumo de álcool e drogas.
Diálogos com o Juiz e as denuncias
Os participantes da assembleia tiveram a oportunidade de se encontrar com juízes federais de Brasília, representando o CNJ e FONEPI. Durante esses encontros, foram apresentadas denúncias e reivindicações em busca de apoio judicial para enfrentar o abandono e garantir os direitos dos povos indígenas.
Compromisso com a Preservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável:
Além das discussões sobre o abandono indígena, os líderes presentes reafirmaram seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Projetos como o Ajuri de Ecologia Indígena e o Centro Cultural de Formação do Eware foram destacados como iniciativas fundamentais para promover o manejo adequado dos recursos naturais e fortalecer a cultura indígena.
Apoio Econômico à ADACAIBS e Reconhecimento às Instituições Participantes.
Durante a assembleia, foi decidido que as comunidades indígenas contribuirão economicamente com a ADACAIBS, que desempenha um papel crucial no movimento do Ajuri de Ecologia Indígena. Além disso, os participantes expressaram profunda gratidão às instituições que apoiaram e colaboraram com o evento, incluindo o Departamento de Jovens Indígenas Comunicadores, Associação dos Caciques Indígenas de S. Paulo de Olivença, Organização Kambeba do Alto Solimões, entre outras.
![]() |
Participantes da 6° assembleia |
Essas informações refletem os esforços e compromissos assumidos pelos líderes indígenas durante a 6ª Assembleia Geral de Cacicas, Caciques e Jovens Indígenas da TI EWARE I, II e Feijoal, assim como o reconhecimento às instituições que os apoiaram nessa jornada.
0 Comentários