Fonte: Magüta Native
![]() |
Fonte: Divulgação |
No dia 30 de abril de 2024, a aldeia Umariaçu I celebrou um momento histórico em sua jornada rumo à inclusão digital e à formalização do etnomídia e etnocomunicação para a decolonização. Através do projeto "Conexão dos Povos da Floresta" da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), foi realizado um importante marco com a entrega de kits de internet gratuitos, compostos por antenas completas de Starlink, um celular, notebooks portátil e kits de cursos gratuitos para capacitações e para proteção territorial e outros, à comunidade.
![]() |
Fonte: Divulgação |
Este feito só foi possível graças aos esforços coletivos e ao compromisso da COIAB em atender às demandas das comunidades indígenas não contempladas pela inclusão digital. Além disso, a comunidade foi agraciada com acesso gratuito à internet devido à aprovação do projeto "Floresta+ Amazônia" pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Este projeto, coordenado pelo Antropólogo Itamar Neco e implementado em parceria com a COIAB, será executado nos próximos dias, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Território.
![]() |
Fonte: Divulgação |
A presença das lideranças locais, representantes do projeto "Floresta+ Umariaçu I", incluindo o cacique Dikcinei, juntamente com a indigenista especializada Maria Heinberg da FUNAI, demonstra o apoio e engajamento das instituições envolvidas. A implementação da inclusão etnodigital no "projeto Conexões dos Povos das Floresta" representa um passo importante na promoção da diversidade cultural e na valorização das tradições indígenas, contribuindo assim para a decolonização e o fortalecimento das comunidades tradicionais da Amazônia.
0 Comentários